Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Cirurgia


No Centro Cirúrgico do HG, são realizadas mais de 6.000 cirurgias por ano, de baixa, média e alta complexidade. 

O serviço conta 6 salas cirúrgicas e uma equipe de cirurgiões e anestesistas especializados, que buscam capacitações e o conhecimento de técnicas avançadas, visando à segurança dos pacientes e sua plena recuperação. A equipe de enfermagem é formada por Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que trabalham para garantir um ambiente seguro, prevendo e oferecendo os recursos e materiais necessários para a realização dos procedimentos e para a aplicação do processo de enfermagem em todas as suas etapas. 

Segurança

Todos os procedimentos passam por check-list em diversos momentos, garantido a segurança do paciente. Todas as salas possuem sistema de ar condicionado individual e positivo em relação às demais áreas, impedindo o fluxo contrário de ar para o interior da sala operatória. O reprocessamento dos materiais segue rígidos padrões de qualidade, iniciando pela limpeza, após, a qual se realizam testes diários de redução total da carga microbiana; além disso, são feitos os testes previstos pela legislação, o que garante um serviço de extrema qualidade e nos coloca como referência em processos de limpeza e esterilização. Os equipamentos seguem rígidos protocolos de manutenção preventiva e de requalificação anual de instalação, de desempenho microbiológico e operacional.

Tecnologia

O Centro Cirúrgico do HG possui avançada tecnologia, conferindo precisão na realização dos procedimentos cirúrgicos. As salas operatórias são equipadas com focos cirúrgicos modernos em LED ou halógenos, aparelhos de anestesia e monitores multiparamétricos de última geração, garantindo um procedimento anestésico com total segurança, além de unidades de eletrocirurgia  Valleylab.

Possui, ainda, intensificador de imagens, equipamentos para cirurgias laparoscópicas com excelente resolução, das marcas Karl Storz, Olympus, Stryker, Craniótomo Mydas Legend, para cirurgias neurológicas, e perfuradores e serras ósseas pneumáticas.

A oftalmologia conta com equipamento de facoemulsificação, para cirurgias de catarata minimamente invasivas.

 Além de endoscópio para a realização de endoscopias e colonoscópio, para exames de colonoscopias da marca Olympos.

Cuidado

Para pleno restabelecimento dos pacientes, há uma Sala de Recuperação pós-anestésica com 13 leitos, climatizada, com uma equipe de enfermagem preparada para atender toda e qualquer intercorrência.

 

Humanização

Em espaço instalado no setor é disponibilizado livros infantis e materiais para o entretenimento de crianças e adultos. Entre os projetos desenvolvidos pelo setor, destaque para o "Pequenos Artistas", onde são disponibilizados materiais para as crianças pintarem e desenharem, durante o processo de recuperação, para que possam passar por este período de forma divertida e descontraída; outro projeto é o "Cirurgia Feliz", onde as crianças são conduzidas para a sala de cirurgia de forma lúdica e divertida, pilotando pequenas motocas elétricas. Estes e outros projetos humanizados visam minimizar possíveis traumas e estresses  ocasionados pelos momentos de tensão pré e pós operatório.

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde