O Banco de Olhos do Hospital Geral iniciou as suas atividades em setembro de 2002, sendo o quarto Banco de Olhos a ser credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes no Brasil.
Realiza seus procedimentos através do Sistema Único de Saúde - SUS, fornecendo córneas para todos os hospitais credenciados para transplantes na região da Serra e no estado do Rio Grande do Sul.
Formado por uma equipe altamente capacitada, que atua em parceria com outros hospitais, o Banco de Olhos informa e esclarece a comunidade sobre a importância da doação de córneas, no intuito de minimizar o tempo de espera das pessoas que atualmente aguardam por um transplante.
O serviço tem por missão manter íntegra a aparência do doador e garantir que os tecidos oculares a serem utilizados em transplantes ou enxertos sejam coletados, avaliados, processados, transportados e conservados dentro de padrões éticos, técnicos e de qualidade, para fins terapêuticos, de pesquisa ou de ensino.
Esclareça suas dúvidas:
1. Como posso ser um doador?
Para ser doador é necessário avisar a família sobre o seu desejo de doar as suas córneas, pois são os seus familiares que autorizam a retirada para a doação.
2. Quem pode ser doador?
Todas as pessoas com idade entre 2 e 80 anos podem ser doadoras, mediante uma avaliação após a constatação do óbito.
3. Quem não pode ser doador?
Quem teve morte por motivos desconhecidos não pode ser doador. As pessoas que contraíram HIV ou vírus da Hepatite B ou C também não podem doar.
4. Qual é o prazo para a doação?
A retirada da córnea pode ser feita até 6 horas após a constatação do óbito.
5. Após a doação, o corpo fica deformado?
Não, as córneas são retiradas segundo técnicas cirúrgicas que não deixam qualquer vestígio.
Contato: (54) 3218-7329 / (54) 9966-2086 - plantão 24 horas.
VOLTAR PÁGINA