Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Ambulatório de Gestação de Alto Risco e Medicina Fetal


A gestação deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável envolvendo mudanças do ponto de vista físico, social e emocional. Entretanto, trata-se de uma situação que pode implicar riscos tanto para a mãe quanto para o feto e, há um determinado número de gestantes que, por características particulares, apresentam maior probabilidade de evolução desfavorável, são as chamadas “gestantes de alto risco”.

Gestação de Alto Risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe, do feto ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas do que as demais. A assistência pré-natal pressupõe avaliação das situações de risco e prontidão para identificar problemas de forma a permitir atuar, a depender do problema encontrado, de maneira a impedir um resultado desfavorável. Existem vários tipos de fatores geradores de risco gestacional. Alguns desses fatores podem estar presentes ainda antes da ocorrência da gravidez.

Na maioria dos casos, a presença de um ou mais desses fatores não significa a necessidade imediata de recursos propedêuticos com tecnologia mais avançada do que os comumente oferecidos na assistência pré-natal de baixo risco, embora indiquem uma maior atenção da equipe de saúde a essas gestantes. Pode significar apenas uma frequência maior de consultas e visitas domiciliares, sendo o intervalo definido de acordo com o fator de risco identificado e a condição da gestante no momento.

O intuito da assistência pré-natal de alto risco é interferir no curso da gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o feto, ou reduzir suas possíveis consequências adversas. A equipe de saúde deve estar preparada para enfrentar quaisquer fatores que possam afetar adversamente a gravidez, sejam eles clínicos, obstétricos, ou de cunho socioeconômico ou emocional. Para tanto, a gestante deverá ser sempre informada do andamento de sua gestação e instruída quanto aos comportamentos e atitudes que deve tomar para melhorar sua saúde, assim como sua família, companheiro(a) e pessoas de convivência próxima, que devem ser preparados para prover um suporte adequado a esta gestante.

É evidente que para o fornecimento do melhor acompanhamento da gestante de alto risco, há necessidade de equipe multidisciplinar, constituída por especialistas de outras áreas, tais como Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Serviço Social, em trabalho articulado e planejado. Aspecto quase esquecido, por receio ou desconhecimento, é o componente emocional no seguimento da gestação de alto risco. Assim como organicamente a gravidez representa desafio para condições maternas, também do ponto de vista emocional surge como desafio adaptativo.

No Hospital Geral, é realizado o acolhimento de gestantes com fatores de risco gestacional identificados durante o atendimento na atenção básica, como por exemplo: Diabetes Gestacional, Síndromes Hipertensivas, Endocrinopatias, entre outras. O objetivo principal do serviço oferecido no Ambulatório de Gestação de Alto Risco e Medicina Fetal é garantir uma boa evolução da gestação e um desfecho favorável no parto, contando com a participação ativa das gestantes no autocuidado, como também nas condutas adotadas.

Durante os atendimentos, as gestantes recebem avaliação nutricional, dieta específica de acordo com suas necessidades, acompanhamento psicológico e social quando necessário, além da consulta médica e de enfermagem. Realizam-se ainda todas as rotinas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como coleta de exames laboratoriais e participação na discussão dos resultados, ultrassonografias e demais exames de imagem conforme necessidade para definição diagnóstica, troca de experiências e planejamento de parto.

O serviço abrange o atendimento de todas as demandas do município como também as pacientes encaminhadas dentro da área de abrangência da 5º Coordenadoria Regional de Saúde. Está em funcionamento de segunda a sexta-feira das 07h às 16h30. Os agendamentos são realizados via Central de Marcação pela Secretaria Municipal de Saúde, momento em que é estabelecido o vínculo com a gestante até o final da gestação.

Para mais informações sobre o serviço, entre em contato pelo telefone: (54) 3218-7200 (ramal 7319)

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde