O Serviço de Diagnóstico por Imagem é composto pelos setores de Raio X, Tomografia, Ecografia, Ressonância Magnética e Mamografia.
Conheça um pouco mais sobre o serviço:
RAIO X: Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à da luz visível. A detecção dos raios X pode ser feita de diversas maneiras. A principal é a impressão de chapas fotográficas, que permite seu uso medicinal e industrial por meio das radiografias. Na Medicina, os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, em pesquisas de fraturas, em tratamento de tumores, de câncer (ou cancros), de doenças ósseas, etc.
ECOGRAFIA: A ultrassonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que utiliza o eco produzido pelo som para ver, em tempo real, as sombras produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Conforme a densidade e composição das estruturas, a atenuação e as mudanças de fase dos sinais emitidos variam, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos. A ultrassonografia permite, também, através do efeito Doppler, que se conheça o sentido e a velocidade dos fluxos sanguíneos.
TOMOGRAFIA: A tomografia computadorizada é um método diagnóstico em que se utiliza raios X para a obtenção de imagens mais detalhadas de segmentos (fatias) corporais e suas estruturas. Por meio da tomografia, é possível avaliar a densidade tecidual, relacionando-a com estruturas anatômicas próximas.
Tomografia com Contraste
- Contraste endovenoso
Tomografia - Contraste Iônico
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens em alta definição dos órgãos, por meio da utilização de campo magnético. A ressonância magnética visa detectar precocemente alterações orgânicas, conduzindo ao diagnóstico e ao sucesso da terapia.
Vantagens:
Contraste:
1. Indicações: tumores, metástases, processos infecciosos, placas de esclerose ativa, áreas de infarto e estudos de perfusão nos diversos órgãos.
2. Efeitos adversos: náuseas, vômitos, calor, dor local, reações cutâneas e reações alérgicas em mucosas.
3. Contraindicações:
MAMOGRAFIA: É um tipo de radiografia feita nas mamas, com a finalidade de diagnosticar principalmente o câncer de mama. Orienta-se que o programa de rastreamento do câncer de mama seja iniciado a partir dos 40 anos, com exceção de mulheres com histórico de câncer na família.
Contato: (54) 3218-7216
VOLTAR PÁGINA