Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Radioterapia (UNACON)


A radioterapia é uma especialidade que utiliza radiação ionizante para tratamento de vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele. As radiações não são visíveis e, durante a aplicação, o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser utilizada em combinação com a quimioterapia e outros tratamentos.

No serviço de Radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), são realizados tratamentos com equipamentos de alta complexidade. Atualmente, o serviço conta com dois aceleradores lineares que produzem feixes de raios-X e elétrons com alta energia.

 
Acelerador Linear Clinac CX

Para muitos pacientes, a radioterapia é um método muito eficaz e costuma apresentar um resultado bastante positivo. O tratamento faz com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e localização do tumor, dor resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.

O serviço de Radioterapia, localizado no primeiro andar da UNACON, é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos radio-oncologistas, técnicos de radioterapia, físicos-médicos e equipe de enfermagem, psicóloga, nutricionista, assistente social e dentista.


Tecnóloga em Radiologia Indiana Nara Saccaro

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Ambiente climatizado, atendimento humanizado e uma sala de recuperação especial para pacientes com maior comprometimento clínico são alguns dos fatores que garantem a qualidade do serviço.

Além disso, nas quartas-feiras das 13h30 às 15h30, a Radioterapia conta com o atendimento de voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que acolhe pacientes e familiares oferecendo auxílios conforme necessidades. Para as crianças, o serviço de Radioterapia oferece um espaço lúdico com brinquedos para serem utilizados enquanto aguardam pelas consultas ou tratamento, contribuindo assim para tornar esse momento um pouco menos traumático.

 
Espaço infantil da Radioterapia

Se você ficou com dúvidas ou deseja conhecer melhor o serviço de Radioterapia, entre em contato pelo telefone: (54) 3218.7600

Confira abaixo mais imagens do serviço de Radioterapia do Hospital Geral:

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde