PRAVIVIS
O HG implantou, em setembro de 2001, o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (PRAVIVIS). Baseado nas normas técnicas do Ministério da Saúde, o programa é voltado, preferencialmente, a vítimas de agressões recentes, de forma que se possa proteger a pessoa de uma doença sexualmente contagiosa.
O serviço expandiu-se para dar atendimento humanizado às mulheres em situação de aborto previsto em lei. Tem acolhido casos de interrupção de gravidez legalmente amparada, em função de violência sexual, doença materna grave que põe em risco a vida da gestante e por motivo de interrupção terapêutica (fetos com doenças incompatíveis com a vida extra-uterina).
O programa tem sido referência não só para atendimento das vítimas de violência sexual, como também para fornecimento de parecer médico e consultoria, em casos de gravidez de alto risco (Ambulatório de Medicina Fetal).
Protocolo de Atendimento
- Anamnese, exame clínico e ginecológico completo.
- Prestação de apoio psicológico e obediência aos princípios básicos da bioética.
- Solicitação e análise dos exames colhidos (gravidez e doenças sexualmente transmissíveis).
- Fornecimento de anticonceptivos de urgência (evitar gravidez), antibioticoterapia profilática (evitar doenças sexualmente transmissíveis) e fármacos (evitar HIV/Aids).
- Orientações do Serviço Social e da Psicologia.
- Preenchimento da ficha padronizada do PRAVIVIS.
- Diagnóstico e tratamento das lesões genitais e/ou extragenitais (cortes, hematomas, fraturas e lesões).
- Orientação sobre os aspectos legais do ocorrido e sobre a possibilidade de ocorrência de gravidez.
- Coleta e arquivamento de material para eventual pesquisa de DNA do agressor, visando a sua identificação (armazenado, com autorização da vítima, no prontuário), realização de vacina da hepatite B (que é transmitida sexualmente) e antitetânica (em casos selecionados).
- Orientação sobre a realização do Boletim de Ocorrência (facultativo para maiores e obrigatório para menores) e de exame físico no Instituto Médico Legal.
- Agendamento de retorno para atendimento em 30, 90 e 180 dias, para realização de exames de rastreio para gravidez, DSTs, citopatológico e colposcopia para pesquisa do HPV, de forma que possam ser exaustivamente enfatizados os direitos básicos à saúde e as condições mínimas para se evitar novas agressões, a saber DST e gravidez indesejada.
- Resgate da autoestima e estimulação para o cuidado com a saúde reprodutiva.
O serviço está disponível para atendimento, dúvidas e informações, 24 horas por dia.
Contato: (54) 3218-7200 (ramais 7319 – 7232)
VOLTAR PÁGINA