O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), representado pelo diretor-geral, Sandro Junqueira, integrou a comitiva brasileira que participa do Fórum Internacional Cloud City, realizado pelo BRICS (grupo de países economicamente emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O evento, que ocorre anualmente, tem como objetivo fortalecer as redes de colaboração entre comunidades acadêmicas e empresariais dos países-membros e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes, especialmente em áreas estratégicas como saúde e inovação tecnológica. Na agenda da viagem, a comitiva visitou a sede da VisionLabs, empresa russa que desenvolve sistemas de reconhecimento facial avançados por meio de redes neurais. A VisionLabs mantém parceria com o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação TecnoUCS no desenvolvimento desses softwares.
Sandro Junqueira destacou a importância que esta tecnologia traz para a área da saúde, que além de otimizar o atendimento, garantir mais segurança e qualidade no cuidado aos pacientes, proporciona diagnósticos por inteligência artificial, em diversas áreas da medicina. A possível implementação dessas soluções no HG reforça o compromisso da instituição em ser referência em média e alta complexidade, complementa o diretor.
A participação da delegação brasileira aconteceu a convite do BRICS, e contou com a presença do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, pelo coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Verruck, e do diretor-geral do Hospital Geral de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, além de representantes do MobiCaxias e empresários brasileiros.
Essa viagem estratégica e as novas parcerias firmadas colocam a Universidade de Caxias do Sul e o HG em evidência no cenário internacional, com vistas a desenvolver tecnologias que beneficiem diretamente a população, ampliando a qualidade dos serviços prestados na área da educação e saúde.