Na manhã dessa terça feira, dia 18 de julho, recebemos a Equipe Nacional de Validação, designada pelo Ministério da Saúde para validação do processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. Caxias do Sul teve parecer favorável, pois alcançou todos os indicadores de impacto e processo relacionadas a eliminação da Transmissão Vertical de HIV. A visita foi na maternidade, com reuniões com os profissionais da área, usuárias gestantes, revisão de prontuários, com objetivo de reconhecer as medidas tomadas para a prevenção e eliminação da transmissão vertical de HIV na Maternidade.
A certificação reflete a qualidade da assistência pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança, bem como reconhece o processo de trabalho realizado no território por todos os envolvidos na eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou Sífilis.
A estratégia da Certificação tem o intuito de ratificar o esforço realizado pelo Brasil, estados e municípios na qualificação das ações de vigilância, prevenção e controle da transmissão vertical de HIV.
Fotos: Tafarel Munari