Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - REFERÊNCIA REGIONAL, HOSPITAL GERAL COMPLETA 25 ANOS COM FOCO NA AMPLIAÇÃO DAS OPERAÇÕES


20/03/2023

Uma trajetória de 25 anos é alicerçada em muitas histórias. A partir de uma instituição de saúde que alcança 49 municípios da região, com atendimento universal e gratuito, quantas são as vidas impactadas pela assistência à saúde, humanizada e de excelência. Hoje, o Hospital Geral de Caxias do Sul é referência para mais de 1,2 milhão de habitantes, muito mais que um número, pessoas que passam pelo local vivenciando momentos que marcam suas existências: positivos, como o nascimento de um filho, ou uma cirurgia tão esperada; e delicados, como o tratamento para uma enfermidade ou casos de urgência e emergência médica. Em cada situação, a confiança é depositada em uma equipe assistencial qualificada, acolhedora e comprometida com a saúde e o bem-estar durante a passagem pela Instituição.

 

Celebração
O aniversário do HG, comemorado no dia 19 de março, será marcado por uma programação especial. O cronograma terá início com missa na Catedral Diocesana Santa Teresa, em Caxias do Sul, no dia 20 de março, segunda-feira, às 19h. No dia 29, às 14h, o grande expediente da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, terá homenagem ao HG. Outras ações comemorativas estão previstas e envolverão a comunidade, como mostra fotográfica, piquenique e eventos esportivos.

Evolução em compromisso com a vida
Apesar dos desafios atrelados à gestão de uma instituição pública, o trabalho tem como foco a constante superação do padrão alcançado com esforços voltados ao compromisso com a vida, bem maior. E isso se dá a partir de um atento acompanhamento à modernização dos serviços de saúde e também de educação, já que o HG é hospital de ensino, campo fundamental aos futuros profissionais da área.

Entre as melhorias, o projeto de ampliação do Complexo Hospitalar, iniciado em 2014, deve tornar-se realidade neste ano: hoje com 95% concluído, ampliará em 60% a capacidade assistencial do Hospital Geral. Com os novos 118 leitos (entre UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e de internação), a instituição passará a dispor de 355.
Após a entrega, o início das atividades dependerá de fatores como a viabilização das alternativas de custeio para as operações. Saiba mais.

Acreditação máxima de excelência em Saúde
Os primeiros serviços do único hospital da região com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram início em 1998, por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Universidade de Caxias do Sul que, desde então, responde pela gestão do HG, mantido com o aporte de recursos públicos.

Hospital de ensino certificado desde 2005, é reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde. Desde 2017, é um dos sete hospitais do Estado com a Acreditação Nível III (de Excelência em Gestão), indicador máximo na avaliação da qualidade em serviços de saúde conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela certificação dos processos administrativos e da segurança no atendimento de pacientes. Além disso, o HG conta com o título de Hospital Amigo da Criança, desde 2003, e se distingue pelo serviço humanizado de assistência em saúde.

É referência em alta complexidade em procedimentos cirúrgicos, como cardiológicos, no atendimento a vítimas de violência sexual (PRAVIVIS), atendimento infantojuvenil (CRAI), captação e transplante de córneas, oncologia com radioterapia, serviço de cirurgia bariátrica, ressonância magnética, gestantes de alto risco, infectologia e UTI’s.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde