Com objetivo de prevenir acidentes e preservar vidas, o Hospital Geral de Caxias realiza o 2º simulado de incêndio e evacuação, na próxima segunda-feira, 17 de outubro. O treinamento ocorre a partir das 14h e tem como finalidade preparar brigadistas e colaboradores no combate ao fogo, além de verificar o conhecimento dos participantes e identificar as dúvidas mais frequentes. A ação será conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Esse ano, a ação contará com a participação de 129 brigadistas e 150 funcionários voluntários, que farão a interpretação de pacientes com diferentes graus de risco.
Além do simulado, o Hospital Geral realiza periodicamente o treinamento dos 129 brigadistas, sendo uma das principais medidas para evitar riscos aos pacientes e colaboradores. O profissional é treinado para agir em situações de perigo, auxiliando na evacuação de pessoas, também é capacitado para identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho, emitir pareceres e fiscalização do estado de conservação de equipamentos de segurança.
O HG possui um sistema de combate ao incêndio com extintores, pontos de hidrantes, placas de iluminação, sinalização nos corredores, além de alarmes sonoros, visuais e saídas de emergências. “Temos uma preocupação constante em oferecer toda segurança necessária a todos que circulam dentro do hospital. Entre as ações preventivas, é essencial apoiar capacitações periódicas para nossos brigadistas e realizar regularmente a manutenção adequada de todo nosso sistema de prevenção a incêndio”, ressalta Sandro Junqueira, diretor-geral do HG.
O simulado de incêndio e evacuação realizado no Hospital Geral conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros, SAMU, Fiscalização de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.
Sobre o Hospital Geral
O HG é referência para mais de um 1,2 milhão de habitantes dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece assistência em saúde em diferentes especialidades e serviços, tais como: diagnóstico e terapia, urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, internações, serviços de UTI, cirurgias cardíacas, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, entre outros. Também conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que oferece serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia. Além disso, funciona como hospital de ensino para estudantes da área das Ciências da Vida da UCS e médicos em especialização.