Por meio da adoção de fontes renováveis, a Instituição recebe certificação Perfil Energia + Limpa, que mensura o ganho ambiental relativo à redução de emissões na atmosfera.
A Universidade de Caxias do Sul recebeu a certificação Perfil Energia + Limpa pela oitava vez consecutiva. Desenvolvido pela consultoria de energia Perfil Energia, e auditado pela empresa de gestão ambiental Ecovalor, o prêmio é concedido anualmente às organizações que fazem uso de fontes renováveis de energia, mediante a contabilização da quantidade de Gases de Efeito Estufa (GEE) evitadas pelo consumo de energia renovável.
Com base no ano de 2021, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) deixou de emitir 1.225.924 toneladas de dióxido de carbono (CO2e) entre todas as unidades e mantidas que têm o sistema implementado de compra de energia limpa. Esse prêmio reflete a contribuição e o comprometimento da Instituição em reduzir a emissão de GEE na atmosfera, por meio da compra feita diretamente do gerador, por fonte renovável.
A aquisição é realizada no Mercado Livre de Energia Elétrica que, além de proporcionar o benefício ambiental, tem impacto econômico decorrente da redução de custos.
A UCS e a energia renovável
Com o início da compra de energia renovável, em 2012, a UCS passou a receber o selo do Programa Perfil Sustentável em 2015, no mesmo ano em que a certificação foi criada, sendo que a premiação sempre avalia os 12 meses de consumo anteriores. A partir de então, o Campus-Sede ganhou o prêmio em todas as edições seguintes, o que representou um total de 6.353.900 toneladas CO₂e que não foram emitidas. Este ano, as unidades Campus Universitário da Região das Hortênsias (CAHOR), Campus Universitário de Vacaria (CAMVA), Campus 8 e o Hospital Geral também foram certificadas, após aderirem ao mercado livre de energia no ano de 2021. Confira os impactos:
Campus-Sede
Deixou de emitir 941.402 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 4.669 árvores, a 4.955 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 401.959, 83 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 6.629.588,83 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.
CAHOR – Unidade de Canela
Deixou de emitir 2.746 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 14 árvores, a 14 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 1.172,49 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 19.338,02 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.
CAMVA – Vacaria
Deixou de emitir 5.378 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 27 árvores, a 28 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 2.296,30 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 37.873,22 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.
Campus 8
Deixou de emitir 7.817 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 39 árvores, a 41 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 3.3376,70 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 55.049,27 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.
Hospital Geral
Deixou de emitir 236.592 toneladas de CO2e, o que equivale ao plantio de 1.173 árvores, a 1.245 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador, a 101.020,05 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica e a 1.666.140,01 quilômetros percorridos por um automóvel a gasolina.
Mercado Livre de Energia
Também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre é o segmento que realiza a compra e a venda de energia elétrica, por meio de contratos bilaterais livremente negociados. Dessa forma, o cliente pode ser considerado especial ou livre.
Os consumidores especiais podem comprar energia no ACL se contabilizarem uma demanda mínima de 500 kW e comprarem energia de fonte incentivada, esse é o caso da UCS. Já os consumidores livres têm autorização para comprar energia de fonte incentivada ou convencional. Há ainda outra categoria, mas que não se enquadra no ACL, os consumidores cativos. Neste caso, eles podem comprar energia somente da distribuidora local.
Premiações foram entregues pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, na solenidade de lançamento do Comitê Estratégico de ESG da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) – Environmental, Social e Governança, no dia 10 de junho. Receberam as certificações: a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, representando o Campus-Sede; o diretor de Relações Institucionais da UCS, Givanildo Garlet, pelo Campus 8 e Campus de Vacaria; a diretora do Campus das Hortênsias, Margarete Fátima Lucca, pelo CAHOR; e a funcionária do HG Dalma de Freitas Borges em nome do Hospital Geral.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul
Fotos: Bruno Zulian