Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - PRIMEIRO ENCONTRO COMPARTILHANDO SABERES DO SERVIÇO SOCIAL OCORREU NO HOSPITAL GERAL


16/07/2021

Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de julho ocorreu, no auditório do Hospital Geral de Caxias do Sul o Primeiro Encontro Compartilhando Saberes do Serviço Social. Com o tema “discutindo o registro de situações de violência na área da saúde (SINAN)” o encontro teve como objetivo ampliar a discussão acerca dos registros de situações de violência na área da saúde em Caxias do Sul.

A Especialista em Vigilância, que atua no Centro Estadual de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Andrea Novo Volkmer explanou sobre o Centro Estadual de Vigilância em Saúde e os diversos tipos de violência. A palestrante falou ainda, sobre existência e preenchimento do SINAN, que é um formulário a ser preenchido em casos onde é percebido algum tipo de violência, seja ela física, psicológica, sexual, violência autoprovocada, tentativa de suicídio, abandono de incapaz, entre outros.

Em seguida, a Assistente Social, Bacharel em Direito e Especialista em Arteterapia e Terapia Comunitária, Celita Zandonadi, que atua no DANTs da Secretaria Municipal da Saúde, em Caxias do Sul, complementou sobre o preenchimento do SINAN, destacando a importância do preenchimento correto para as vítimas e para que o município possa dar o acompanhamento necessário a elas. A assistente social falou também sobre a área na qual atua, o Setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis. O objetivo do setor é conhecer a magnitude e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir políticas públicas de enfrentamento como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência.

A última fala da tarde, ficou por conta da Assistente Social do Hospital Geral, Paloma Ramon Cambruzzi. Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Pedagogia empresarial, ela destacou como funciona o atendimento das pessoas vítimas de violência, no Hospital Geral. Segundo Paloma os casos mais recorrentes dizem respeito a crianças e também a idosos. “As crianças e adolescentes sempre foram as maiores vítimas de violência recebidas no hospital, porém, temos percebido um aumento significativo de violência e abandono de idosos, até mesmo no hospital, onde as famílias deixam os idosos sem acompanhantes durante o processo de internação” diz. Ainda segundo Paloma “Quando estes casos são recorrentes ou quando é percebido o abandono, as autoridades são acionadas para que a situação possa ser resolvida e para que possa ser feito um acompanhamento médico e social destas pessoas”, finaliza.

Para a Gerente Operacional do Hospital Geral, Gicela Bortoluz esse evento foi de suma importância. “O evento foi importante pois, além de proporcionar a busca de conhecimento fomentou a troca de experiências entre os profissionais da área da saúde, mais especificamente a assistência social, que dentro das instituições, está mais ligada a situações de vulnerabilidade social” finaliza. Segundo Gicela, o Hospital pretende realizar outros encontros como este, buscando sempre conhecimento para as equipes de saúde.

Estiveram presentes no evento, representantes dos hospitais Unimed, Pompéia e Virvi Ramos, além de representantes da UPA Central, UPA Zona Norte, Clínica Professor Paulo Guedes, UBSs, Secretaria Municipal de Saúde e Centro Clínico da Univeridade de Caxias do Sul.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde