Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESTADUAL VISITA UCSGRAPHENE E HOSPITAL GERAL


11/06/2021

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Hospital Geral (HG) receberam a visita, no final da tarde desta quinta-feira, 10 de junho, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, acompanhado do deputado estadual Carlos Búrigo e do vereador caxiense Felipe Gremelmaier.

Na UCS, o destino foi a UCSGRAPHENE, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno da Instituição, com recepção do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, do professor coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza, e do diretor da Zextec Nano, Hugo Souza.

Abrindo o encontro, o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, convidou os representantes do poder legislativo a auxiliarem na luta pelas demandas da Fundação, que há mais de meio século tem seus objetivos primordialmente voltados à saúde e à educação. “Estamos vivenciando um novo capítulo, uma quebra de paradigma das instituições de ensino ao ir da pesquisa ao produto”, afirmou, remetendo à produção de grafeno.

O reitor enfatizou que, para além de as empresas comprarem o material, é preciso saber utilizá-lo. “Por isso, aqui na UCS, nós pensamos e desenvolvemos os produtos já prontos para sua execução e finalidade”, explicou Kuiava, que projeta o aumento dos investimentos em Caxias do Sul por conta do grafeno, especialmente no próximo ano.

Piazza falou sobre os mais de 17 anos de estudos em nanotecnologia e apresentou os produtos e as aplicações do material, que englobam diferentes áreas: desde polímeros e metais até equipamentos para segurança, energia, construção civil e medicina regenerativa. Souza e Piazza reiteraram que o próximo passo a ser dado é entregar o trabalho da universidade às indústrias. “É nisso que estamos trabalhando agora, juntamente com a migração da parte operacional para a estratégica”, destacou o coordenador da UCSGRAPHENE, que respondeu aos questionamentos de Souza e Búrigo, que se mostraram interessados e parabenizaram pelo trabalho desenvolvido.

Já no HG, também com a presença do diretor geral do Hospital, Sandro Junqueira, os representantes do legislativo foram apresentados à atuação do Hospital com atendimento 100% SUS e abrangência em 49 municípios, suas demandas e iniciativas como a campanha #TodosPeloGeralParaTodos, voltada à conclusão das obras de ampliação do complexo hospitalar, compra e instalação de equipamentos.

Fotos: Renata Chies, Divulgação/HG/ Victoria Ruzzarin e Joel Vargas
Fonte: Assessoria de Comunicação da FUCS



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde