Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - MINISTRO ONIX LORENZONI EM VISITA A UCS FRISOU QUE VAI EMPENHAR RECURSOS PARA O HOSPITAL GERAL


14/05/2021

Em visita à UCS, na tarde de quinta-feira, 13 de maio, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, assumiu o compromisso de atuar pela liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o UCSGRAPHENE, planta de produção de grafeno da Universidade de Caxias do Sul.

Durante encontro na Sala dos Conselhos do Bloco A da UCS, o ministro acolheu ainda a demanda para que o programa UCS Línguas Estrangeiras obtenha a chancela do governo federal como instituição aplicadora do exame de comprovação da proficiência de estrangeiros na língua portuguesa. Lorenzoni também se prontificou a agir em prol da campanha  #TodosPeloGeralParaTodos, que busca arrecadar verbas para a conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul. Após a recepção no Bloco A, o ministro visitou a estrutura do UCSGRAPHENE, localizada no bloco 71.

O ministro foi recebido na Universidade pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, que agradeceu pela visita à Instituição, e pelo reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. Ambos destacaram as iniciativas da Universidade pela inovação e pela busca de uma pesquisa orientada à aplicação.

Kuiava explicou que a Universidade implementou a planta de produção de grafeno com recursos próprios, a partir dos resultados obtidos em 15 anos de pesquisa da Instituição em nanotecnologias, caracterização e qualificação do material. “Pedimos apoio para um modelo de universidade conectada com o setor empresarial. Temos um produto viável à indústria, capaz de gerar renda para sociedade, com tecnologia brasileira”, destacou. 

Lorenzoni reforçou o compromisso assumido com a FUCS em 2019, quando visitou o Hospital Geral conheceu o projeto do UCSGRAPHENE e assumiu o objetivo de direcionar recursos para o empreendimento. “O grafeno tem uma aplicação extraordinária. Venho aqui para prestar contas e sinalizar que vou honrar meu compromisso para a destinação dos R$ 10 milhões”, reforçou. 

De acordo com o ministro, o valor precisa ser liberado do FNDE, mas, antes, será necessária a definição de um novo marco regulatório pelo governo, que permita às Instituições Comunitárias receberem verbas dessa natureza. Atualmente, os valores só podem ser destinados às universidades públicas. 

“Meu papel é fazer compreender a relação das universidades comunitárias e suas finalidades”, frisou o ministro, indicando que o trabalho realizado pelas instituições deste segmento também reverte em benefício público. 

Lorenzoni recebeu, ainda, a camiseta da campanha #TodosPeloGeralParaTodos e frisou que, em 2022, pretende empenhar recursos na ordem de R$ 1 milhão para o Hospital Geral, provenientes de emendas parlamentares.

Instalações do UCSGraphene

Ao final da visita), o ministro esteve nas instalações do UCSGRAPHENE para conhecer a estrutura da unidade, responsável pela produção, caracterização e aplicação de grafeno em escala industrial. O ministrotomou conhecimento das diversas finalidades da matéria-prima aplicada em diferentes produtos, desde itens destinados à indústria automotiva até equipamentos de segurança produzidos para o Exército brasileiro. 

Durante a passagem pelo UCSGraphene, o ministro gravou um vídeo que será encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro, para que o chefe do executivo nacional também conheça os projetos de pesquisa e desenvolvimento da UCSGRAPHENE. 

 

Fonte: Assessoria de imprensa FUCS
Fotos: Berenice Stallivieri



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde