Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - TÉCNICA USADA POR CRISTINA RANZOLIN PARA EVITAR QUEDA DE CABELO DURANTE A QUIMIOTERAPIA JÁ AJUDOU MAIS DE 30 MULHERES NA SERRA


12/05/2021

A queda de cabelo durante o tratamento contra o câncer é um dos efeitos colaterais da quimioterapia que mais abala a autoestima feminina. Diagnosticada com câncer de mama, a apresentadora Cristina Ranzolin, que comanda o Jornal do Almoço, da RBS TV, encerrou a quimioterapia no dia 3 de maio. Durante o tratamento, utilizou a crioterapia, uma técnica que ajuda a combater a queda de cabelos. 

Popularmente chamado de Touca Inglesa, o procedimento custa R$ 200 por sessão. Na Serra, um aparelho semelhante ao usado por Cristina está disponível a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral, em Caxias do Sul. O HG, inclusive, é o único hospital do RS que conta com o recurso para pacientes do SUS. Chamada de Sistema Capelli, a tecnologia é indicada para quem está em tratamento de câncer de mama, ovário e colo de útero, principalmente, para pacientes que utilizam os medicamentos chamados de taxanos, indicados para combater vários tipos de câncer. 

O valor arrecadado pelo evento Constelação Solidária, idealizado pela empresária Michele Censi, e realizado em setembro de 2018, teve a totalidade da renda revertida para o Hospital Geral. Foram esses  recursos que possibilitaram a aquisição do Sistema Capelli. O aparelho custou 65,5 mil. O dispositivo lembra as toucas usadas em salões de beleza.  

André Reiriz, diretor de Ensino do HG e médico Oncologista da Unacon, ressalta que cerca de 30 pacientes da Serra já foram beneficiadas pela técnica, que tem sido utilizada desde fevereiro de 2019. Segundo ele, em média uma paciente por mês passa pelo procedimento. 

—  O número de pacientes atendidas pode não parecer tão expressivo, mas é preciso avaliar que a técnica é indicada para aquelas pacientes que realmente têm chance de reduzir até 50% da queda de cabelo. Nos casos de pacientes em que há chance alta de que o cabelo caia, mesmo que submetidas ao uso da tecnologia, optamos por não expor a paciente ao equipamento. Há uma parcela de mulheres que opta por não fazer porque não vê na perda do cabelo algo que a incomode, também avaliamos o protocolo quimioterápico, que são as drogas que serão usadas no tratamento, e se a paciente está apta e a vontade dela de se submeter ao procedimento. Somos um hospital atento a estas sutilezas da humanização, e o Capelli proporciona isso — salienta Reiriz.

Ele explica ainda que o tratamento funciona por meio do resfriamento capilar:

—  A touca é conectada no equipamento que produz o resfriamento do couro cabeludo. Quando resfria, há uma contração dos vasos sanguíneos. Eles se fecham e isso faz com que a passagem do quimioterápico seja menor, consequentemente, fazendo com que a queda de cabelo diminua — esclarece o oncologista. 

O médico lembra que a decisão de investir no aparelho levou em conta a necessidade de mostrar que perder o cabelo não se trata de uma perda estética da paciente, e que há todo um simbolismo por trás da queda capilar: 

—  Quando a paciente perde o cabelo todos ficam sabendo que ela está doente, e é imposto a ela compartilhar isso com o mundo. Estar enfrentando o câncer sai do universo íntimo dela, porque quando todos a veem sabem pelo que ela está passando, e o assunto é abordado, e ela se vê obrigada a falar sobre isso, sendo que às vezes ela sequer digeriu ainda que está passando por um momento tão delicado. Muito mais do que um elemento estético estamos entregando o direito à autonomia e individualidade e, portanto, o bem-estar da paciente em tratamento ao podermos oferecer o procedimento a elas  —  afirma Reiriz.

Como funciona?

A toca é colocada na cabeça da paciente cerca de 30 minutos antes do início da sessão de quimioterapia e resfria o couro cabeludo. A touca não pode ser retirada até uma hora e meia depois do procedimento. O sistema resfria o couro cabeludo da paciente e assim há uma diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares, promovendo a menor absorção da medicação nesta região, e assim, evitando ou reduzindo a perda dos fios ao longo do tratamento.

Quem pode se beneficiar?

A técnica pode ser aplicada em pacientes com câncer de mama, intestino e outros tipos de câncer. A crioterapia não é indicada em casos de câncer nas células do sangue, como leucemia e linfoma. Pessoas que apresentam alergia no couro cabeludo também não devem fazer o tratamento. É comum, que em alguns casos, os pacientes apresentem sensibilidade no couro cabeludo logo após o início do tratamento e tenham enxaqueca, quando já têm tendência a ter este problema.

 

Leia a matéria na íntegra no link:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/05/tecnica-usada-por-cristina-ranzolin-para-evitar-queda-de-cabelo-durante-a-quimioterapia-ja-ajudou-mais-de-30-mulheres-na-serra-ckokc726w005k0180vaxtd4l6.html

Fotos: Divulgação HG



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde