Emoção e alegria definem a chegada de um bebê. Para eternizar ainda mais esse momento, o Hospital Geral de Caxias do Sul está entregando uma lembrança especial para as mães que dão à luz no hospital, a “Árvore da Vida”.
Trata-se de um registro da placenta, em folha de papel, podendo virar até um quadro. A arte é realizada com a própria placenta, sendo colorida com tinta (têmpera) e carimbada em uma folha, contendo também informações sobre o parto. O nome, “Árvore da Vida” remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário.
Essa ação já realizada em grandes hospitais do mundo todo, é uma forma lúdica de proporcionar uma lembrança desse momento tão importante, o nascimento do bebê.
Placenta: É o nome dado para o órgão vascular responsável por transmitir todos os nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê através do sangue. Além disso é responsável por eliminar o dióxido de carbono e os resíduos de nitrogênio produzidos pelo feto durante os 9 meses de gestação.