Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - PROJETO DE HUMANIZAÇÃO "ÁRVORE DA VIDA"


10/05/2021

Emoção e alegria definem a chegada de um bebê. Para eternizar ainda mais esse momento, o Hospital Geral de Caxias do Sul está entregando uma lembrança especial para as mães que dão à luz no hospital, a “Árvore da Vida”.

Trata-se de um registro da placenta, em folha de papel, podendo virar até um quadro. A arte é realizada com a própria placenta, sendo colorida com tinta (têmpera) e carimbada em uma folha, contendo também informações sobre o parto. O nome, “Árvore da Vida” remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário.

Essa ação já realizada em grandes hospitais do mundo todo, é uma forma lúdica de proporcionar uma lembrança desse momento tão importante, o nascimento do bebê.

Placenta: É o nome dado para o órgão vascular responsável por transmitir todos os nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê através do sangue. Além disso é responsável por eliminar o dióxido de carbono e os resíduos de nitrogênio produzidos pelo feto durante os 9 meses de gestação.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde