Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - SERVIÇO DE RADIOTERAPIA DO HOSPITAL GERAL PASSA A CONTAR COM NOVO ACELERADOR LINEAR


05/04/2021

Visando expandir, atualizar e aprimorar a prestação do serviço de radioterapia, o Hospital Geral de Caxias do Sul participou do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS (PER-SUS), projeto do Ministério da Saúde, conforme decreto de 1º de janeiro de 2019, publicado no Diário Oficial. Em meados de junho de 2019, houve a assinatura do termo de compromisso e, contemplada com um Acelerador Linear Clinac CX, a instituição de saúde recebeu o equipamento no último sábado, 27 de março, em sua Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

O novo Acelerador Linear Clinac CX, da marca Varian, diferencia-se do equipamento já em uso no Hospital por apresentar duas energias de fótons e cinco elétrons, o que qualifica ainda mais o serviço prestado. O equipamento produz feixes de raios-X e elétrons com alta energia, que são utilizados para tratamento de vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele.

No serviço de radioterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, os equipamentos são de alta complexidade, por isso, o prédio conta com estrutura física específica. O aparelho foi instalado em uma sala com paredes de concreto de alta densidade e funciona como um tubo de raios-X convencional, porém produz radiações com energia mil vezes superior. 

O atendimento, no primeiro andar da Unidade, será realizado por uma equipe formada por seis técnicos de radioterapia, seis médicos radio-oncologistas, dois físicos-médicos, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e duas recepcionistas.

 

Benefícios

O recebimento desse equipamento otimiza o atendimento e o acolhimento ao usuário, melhora a unidade de diagnóstico, a internação e o tratamento clínico oncológico do Hospital Geral, evita possíveis interrupções por conta da necessidade de manutenção corretiva, e viabiliza um maior número de atendimentos por dia, ao dimensionar o atendimento aos pacientes em duas máquinas, além de evitar a sobrecarga de um único aparelho. 

A segunda unidade contribuirá, dessa forma, para a maior qualidade, conforto e aumento de oferta de vagas para o tratamento otimizado de câncer aos usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FUCS / Comunicação e Marketing HG



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde