Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - VISITAS VIRTUAIS APROXIMAM FAMÍLIAS E PACIENTES DE UTI DO HOSPITAL GERAL DE CAXIAS


10/03/2021

 A dor de saber que uma pessoa querida está em estado grave por contaminação de coronavírus pode ser ainda maior quando o familiar percebe que, a partir da internação, deixará de vê-la por tempo indeterminado. Pensando nisso, o setor de Psicologia do Hospital Geral (HG) comanda uma das iniciativas mais acolhedoras em tempos de pandemia. Mesmo que seja dolorido visualizar alguém acamado e apenas por meio de uma tela, as visitas virtuais se mostram eficientes para aliviar a angústia de amigos e parentes. 

Em uma sala improvisada dentro de um ônibus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma média de 35 pessoas por semana conseguem realizar pelo menos o desejo de ver o familiar internado em UTI-Covid e, às vezes, até conversar, dependendo do estado clínico do paciente. A ideia foi pensada pela direção hospitalar depois que o ônibus foi colocado no lado externo do hospital para receber pessoas com suspeita de covid-19. Como os familiares de pacientes em UTI também podem estar contaminados, o mesmo lugar foi aproveitado para essa aproximação, mas utilizando roupas e equipamentos de proteção a cada entrada.

Todos os interessados fazem a visita virtual com acompanhamento de uma das três psicólogas que atuam no serviço. Uma dessas profissionaiks é Paula Moreira, 28 anos. 

— Foi pensado justamente em diminuir a angústia dos familiares e em aproximar, ter essa conexão. Esta é uma forma de garantirmos o atendimento humanizado que o HG preza — afirma. 

Há casos, mesmo que a minoria, de famílias que preferem não participar. Isso acontece geralmente quando o paciente está sedado. 

— É um momento difícil para nós profissionais também. É um momento extremamente desafiador participar disso, mas ao mesmo tempo essas famílias estão dividindo a situação conosco e isso é importante — diz.

As visitas são uma alternativa oferecida pelo próprio hospital assim que ocorre a internação em um dos 38 leitos de UTI-Covid. O limite para as conversas varia entre 5 e 10 minutos e o encontro virtual pode ocorrer de uma a duas vezes por semana. A conexão do notebook instalado no ônibus é feita com um celular da própria da UTI onde outra equipe coloca o paciente em frente à câmera. De julho a dezembro de 2020 - quando o processo se iniciou na prática - 570 visitas virtuais ocorreram. De janeiro a março deste ano, são 230 participações.

Fonte: Pioneiro
Link para acesso a matéria completa: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/03/visitas-virtuais-aproximam-familias-e-pacientes-de-uti-do-hospital-geral-em-caxias-ckm3ojmn6000h01988z2cofro.html



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde