Nesta sexta-feira, 17 de julho, o Hospital Geral de Caxias do Sul realizou um procedimento cardíaco inovador, a Troca Valvar Aórtica mini-invasiva, com a utilização da prótese Edwards Inspiris Resilia, que possui a melhor performance no mercado, e, com suas especificações possibilita maior durabilidade, evitando a anticoagulação causada por próteses metálicas. Quem realizará o procedimento são os cirurgiões cardíacos Guilherme Winter e Rodrigo Vilanova Brasil, pioneiro na utilização dessa técnica no estado do Rio Grande do Sul.
O principal diferencial da realização desse procedimento é a redução da dor e da possibilidade de hemorragia no paciente, possibilitando uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e com maior qualidade, fazendo com que o paciente possa retornar para suas atividade habituais em menor tempo.
A prótese Edwards Inspiris Resilia foi utilizada apenas em um procedimento, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e não é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é um lançamento do laboratório Edwards, que fez a doação da prótese para o procedimento ser realizado no HG. Somando os benefícios biológicos da utilização da prótese, com a aplicação da técnica mini-invasiva, esse conjunto possibilitará maior qualidade de vida aos pacientes.
A cirurgia demorou cerca de 5 horas, sem nenhuma complicação e, o paciente se recupera bem.