O Hospital Geral de Caxias do Sul lança nesta quinta-feira, 30 de abril, o documentário Heróis da saúde, em homenagem aos profissionais da saúde que atuam na instituição. Produzido voluntariamente por Anderson Martins, da Mart Produtora, o vídeo relata aspectos do dia a dia dos profissionais do HG com emoção e sensibilidade, transmitindo uma realidade que se faz presente em muitas famílias. Confira o resultado em: https://www.youtube.com/watch?v=lte_6T5VcT8&t=
A iniciativa é consonante à determinação, pela Organização Mundial da Saúde, de 2020 como o ano mundial da Enfermagem e Obstetrícia, celebrando profissionais fundamentais na prestação de serviços essenciais de saúde. No mês de maio comemora-se o mês da Enfermagem, tradicionalmente marcado por atividades alusivas no HG, a partir da gerência assistencial. A opção pela produção de um registro audiovisual levou em conta a impossibilidade da confraternização devido ao cenário de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e, mais do que nunca, a importância de homenagear os profissionais da saúde.
Convidado, inicialmente, para a produção de um vídeo com depoimentos de colaboradores do HG, Anderson aceitou o desafio e superou as expectativas da equipe. “Ele foi muito além, mostrou sensibilidade e empatia com todos. O resultado nos emocionou, fez sentir nosso dia a dia, as realidades vivenciadas, além de reconhecer o trabalho dessa equipe e a gratidão por fazer parte de tudo isso”, relata a coordenadora da área Materno-Infantil, Daiane Stoffels.
O fotógrafo e videomaker Anderson Martins atua há mais de 9 anos nesse mercado, em Vale Real. Ao receber o convite para a produção, constatou que a iniciativa se alinhava a um desejo pessoal, de proporcionar um material que representasse algo a mais para uma instituição. Ao conversar com a equipe de coordenação do HG, entendeu que o propósito do Hospital também era de ir além do relato da rotina dos profissionais, contemplando a emoção presente na instituição. “O sentimento captado e vivido durante as gravações fez com que evoluíssemos de um vídeo para um documentário, aproveitando todo o contexto vivido”, comenta Anderson.