O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HG vai promover uma série de atividades, dando continuação às comemorações do Dia Mundial de Lavagem de Mãos, que aconteceu em 5 de maio.
O objetivo é conscientizar os profissionais e alunos da área da saúde, além da comunidade em geral, para a importância da higienização das mãos, na prevenção e no controle de infecções.
Uma série de treinamentos e atividades práticas estão programados para os próximos meses, para os profissionais e alunos do Hospital, numa campanha contínua de lavagens de mãos.
Hoje, dia 28 de maio, às 15 horas, em frente a Recepção Principal do HG, haverá uma apresentação de uma esquete musical sobre a importância da higienização de mãos, com a participação de profissionais de diferentes áreas da Instituição.
A apresentação é gratuita e aberta ao público em geral.
Higienização de Mãos
Pode parecer exagero, mas você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro? Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.
Estão presentes na pele das mãos, principalmente, duas populações de micro-organismos: os pertecentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por micro-organismos de baixa virulência pouco associados a infecções, que colonizam as camadas mais internas da pele sendo, por isso, mais difíceis de serem removidos. Já a microbiota transitória é representada principalmente por bactérias Gram-
negativas (ex: Escherichia coli) e colonizam a camada mais superficial da pele, sendo facilmente removidas pela higienização das mãos. Desse modo, o ato de lavar as mãos de forma correta, garante segurança não só aos profissionais da área da saúde, mas também a toda a população.