O Hospital Geral de Caxias do Sul publicará neste espaço as informações sobre os atendimentos na Instituição durante esse período de preveção do coronavírus.
Esse espaço também é destinado a orientações sobre prevenção e bem-estar, para que possamos passar por esse momento da melhor forma possível.
Atenção Visitantes, o uso da máscara é obrigatório para acesso ao Hospital!!
Fique ligado as nossas dicas!!!
O que é o Coronavírus:
O Coronavírus Covid-19, é uma síndrome respiratória grave, transmitida através de gotículas de saliva, por isso se espalha com maior facilidade e rapidez.
O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.
Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.
Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.
Prevenção:
Para todas as pessoas:
As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos.
Neste momento da epidemia no RS está recomendado que a população evite sair de casa, o fazendo somente para atividades necessárias.
Crianças e Idosos:
Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero; já no idoso, a letalidade aumenta muito. No idoso com mais de 80 anos e comorbidades, a letalidade é em torno de 15%. Esta orientação é dinâmica, podendo ser modificada, conforme a evolução da epidemia, particularmente nas cidades e estados em que a epidemia evoluir para transmissão comunitária.
Para os profisisonais da saúde:
Profissionais de saúde devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para precaução de gotículas em atendimento de todos os pacientes. Além de todas as orientações de higiene. São eles: máscara cirúrgica, avental e luvas descartáveis e protetor facial ou óculos. Nos procedimentos que podem gerar aerossol (como coleta de swab nasal, broncoscopia, aspiração de paciente intubado), a máscara cirúrgica deverá ser substituída por máscara N95 ou PFF2. Nas UTIs com leitos de coorte para COVID-19, utilizar máscara N95 ou PFF2 durante todo o plantão.