Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - ILUSTRADOR PROMOVE PROJETO HUMANIZADO “CARICATURANDO EMOÇÕES” DE PACIENTES INTERNADOS NO HG


13/06/2019

Desde abril, o HG conta com o projeto “Caricaturando Emoções” pensado e elaborado pelo cartunista André Ilustras. O projeto é desenvolvido, gratuitamente, nos setores de internação adulto, com uma atenção especial para a área oncológica. Quinzenalmente, sempre nas sextas-feiras, André percorre os setores, encantando os pacientes e acompanhantes com o seu trabalho.

A ideia surgiu ainda em 2016, período em que André acompanhou a sua mãe no tratamento contra o câncer no HG. O voluntário relata ter se surpreendido positivamente com o atendimento recebido no Hospital, especialmente por se tratar de uma Instituição destinada à assistência à saúde dos usuários do SUS.

O sentimento de gratidão pelo atendimento a sua familiar foi o que o motivou a desenvolver um projeto com os pacientes. Da atuação como cartunista viu a possibilidade de retratar os pacientes, oportunizando o registro de um momento de descontração durante a internação hospitalar.

André relata que a ação traz alguns desafios, um deles é o de transpor a apatia dos pacientes ao contato inicial com o seu trabalho, que é superada no momento em que a pessoa vê o resultado final e se reconhece nos traços desenhados pelo ilustrador. “A mudança da expressão do paciente ao receber o desenho, mostra que o meu trabalho é importante e faz a diferença”, explica o ilustrador.

O paciente Claudino José Coppinger, de 68 anos, recebeu de presente a ilustração feita por André. Com um sorriso no rosto, Claudino conta que se sentiu muito especial no momento em que era desenhado “É uma atividade diferente, fiquei muito feliz por ter esse registro”, expõe o paciente.

O trabalho de André é voluntário e é realizado junto a área de Recreação Terapêutica do Hospital. Cerca de 70 voluntários da comunidade realizam diversas atividades para pacientes e seus familiares, de forma fixa, junto ao setor.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde