Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - VESTIDOS DE SUPER-HERÓIS, BOMBEIROS DE CAXIAS ANIMAM PACIENTES NO HOSPITAL


28/05/2019

Vestidos de Batman, Super-Homem e Capitão América, bombeiros de Caxias do Sul, que são heróis da vida real, aceitaram levar alegria aos pacientes do Hospital Geral, na tarde da quarta-feira (29).  Três soldados com as roupas dos personagens desceram de rapel do telhado do prédio e passaram pelo 6º, 5º e 4º andar da instituição de saúde. A ação, em parceria com o Sesc, ocorreu em alusão ao Dia do Desafio. 

 

O brilho no olhar e o sorriso estampado no rosto de Ryan Carlos da Silva, cinco anos, contagiavam as crianças e adultos que estavam em um dos quartos do setor pediátrico do HG. Olhando atentamente pela janela e apontando para cima, o menino exclamou:

— É o Batman. Eu vi o Batman, olha a capa dele, pai! 

O menino acompanhava a movimentação dos "super-heróis" que desciam de rapel pelo prédio do hospital, sem perder nenhum detalhe. 

— Eu gosto de todos os super-heróis! Eles estão chegando! _ ria Ryan. 

Aos dois anos e sete meses, Vinicius Rossemann estava um pouco mais tímido, mas ao ver o Batman na janela do quarto não segurou a emoção:

— Um super-herói! 

Assim que o "Batman por um dia" chegou mais perto das crianças, Ryan disparou: 

— Cadê o Homem de Ferro? perguntou arrancando sorrisos de quem estava por perto. 

O Super-Homem e o Capitão América também eram disputados pelas crianças que queriam conversar e tocar na capa ou no escudo dos personagens. 

A empolgação das crianças também alegrou os pais e a equipe médica do hospital e emocionou os pais.

— Esse momento é importante para eles porque se animam e até se esforçam para melhor afirmou Anderlei Antônio da Silva, 34, pai de Ryan. 

O sentimento era compartilhado por Silvana Rosemann, 29, que é mãe de Vinícius. 

— Eles ficam nervosos porque passam muito tempo deitados ou sentados e essa visita acalma e alegre eles, e a nós também. 

Depois de conversar com as crianças pela janela, os bombeiros entraram no hospital e passaram nos quartos para visitar a gurizada, conversar e brincar. O olhar de surpresa era seguido por sorriso e encantamento: 

— Adoro o Capitão América. Eu tô muito feliz, disse Dianise Kappes Ramos, cinco anos, que também gostou de conhecer o Batman. 

"Vocês são os verdadeiros heróis", disse soldado que usava a fantasia do Batman 

O sargento Mauro Dias Custódio, 39, ressalta que os bombeiros sempre participam do Dia do Desafio, e desta vez a ideia foi surpreender os pacientes.

— Os pacientes, principalmente as crianças, não podem participar de atividade em outros locais porque estão internadas e passando por momentos delicados. Poder vir aqui e alegrar essas pessoas e nos aproximar da comunidade em um momento descontraído nos deixa felizes —   ressalta Custódio. 

Com experiência em descer de rapel para resgatar pessoas e salvar vidas, o bombeiro Vander Vieira Rodrigues, 38, vestido de Batman, se emocionou:

— É a primeira vez que faço rapel em um momento de descontração, no qual posso ver o sorriso das crianças e a alegria delas ao conversar com um super-herói.  É uma experiência muito boa. 

Ao conversar com as crianças o Batman disse:

— Vocês são os verdadeiros heróis. Vocês, os pais, os avós, os familiares, que estão sempre aqui ao lado de vocês, e a equipe do hospital. 

O técnico em esporte e lazer do Sesc, Cassiano Somensi, 32, conta que a ideia surgiu de uma iniciativa parecida em Porto Alegre. 

— Um dos objetivos do Sesc, não apenas no Dia do Desafio, é cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes e essa visita faz parte da nossa missão. Fazer os outros felizes é ser feliz também porque é gratificante levar alegria às pessoas —  afirma o técnico. 

O diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, acompanhou a ação: 

—  Agradeço em nome da nossa equipe por esse dia diferente que proporcionamos aos pacientes, pela alegria e pelos sorrisos que contagiaram o nosso dia. 

Fonte: Jornal Pioneiro - Reportagem Aline Ecker

Fotos: Anselmo Cunha



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde