Vestidos de Batman, Super-Homem e Capitão América, bombeiros de Caxias do Sul, que são heróis da vida real, aceitaram levar alegria aos pacientes do Hospital Geral, na tarde da quarta-feira (29). Três soldados com as roupas dos personagens desceram de rapel do telhado do prédio e passaram pelo 6º, 5º e 4º andar da instituição de saúde. A ação, em parceria com o Sesc, ocorreu em alusão ao Dia do Desafio.
O brilho no olhar e o sorriso estampado no rosto de Ryan Carlos da Silva, cinco anos, contagiavam as crianças e adultos que estavam em um dos quartos do setor pediátrico do HG. Olhando atentamente pela janela e apontando para cima, o menino exclamou:
— É o Batman. Eu vi o Batman, olha a capa dele, pai!
O menino acompanhava a movimentação dos "super-heróis" que desciam de rapel pelo prédio do hospital, sem perder nenhum detalhe.
— Eu gosto de todos os super-heróis! Eles estão chegando! _ ria Ryan.
Aos dois anos e sete meses, Vinicius Rossemann estava um pouco mais tímido, mas ao ver o Batman na janela do quarto não segurou a emoção:
— Um super-herói!
Assim que o "Batman por um dia" chegou mais perto das crianças, Ryan disparou:
— Cadê o Homem de Ferro? perguntou arrancando sorrisos de quem estava por perto.
O Super-Homem e o Capitão América também eram disputados pelas crianças que queriam conversar e tocar na capa ou no escudo dos personagens.
A empolgação das crianças também alegrou os pais e a equipe médica do hospital e emocionou os pais.
— Esse momento é importante para eles porque se animam e até se esforçam para melhor afirmou Anderlei Antônio da Silva, 34, pai de Ryan.
O sentimento era compartilhado por Silvana Rosemann, 29, que é mãe de Vinícius.
— Eles ficam nervosos porque passam muito tempo deitados ou sentados e essa visita acalma e alegre eles, e a nós também.
Depois de conversar com as crianças pela janela, os bombeiros entraram no hospital e passaram nos quartos para visitar a gurizada, conversar e brincar. O olhar de surpresa era seguido por sorriso e encantamento:
— Adoro o Capitão América. Eu tô muito feliz, disse Dianise Kappes Ramos, cinco anos, que também gostou de conhecer o Batman.
"Vocês são os verdadeiros heróis", disse soldado que usava a fantasia do Batman
O sargento Mauro Dias Custódio, 39, ressalta que os bombeiros sempre participam do Dia do Desafio, e desta vez a ideia foi surpreender os pacientes.
— Os pacientes, principalmente as crianças, não podem participar de atividade em outros locais porque estão internadas e passando por momentos delicados. Poder vir aqui e alegrar essas pessoas e nos aproximar da comunidade em um momento descontraído nos deixa felizes — ressalta Custódio.
Com experiência em descer de rapel para resgatar pessoas e salvar vidas, o bombeiro Vander Vieira Rodrigues, 38, vestido de Batman, se emocionou:
— É a primeira vez que faço rapel em um momento de descontração, no qual posso ver o sorriso das crianças e a alegria delas ao conversar com um super-herói. É uma experiência muito boa.
Ao conversar com as crianças o Batman disse:
— Vocês são os verdadeiros heróis. Vocês, os pais, os avós, os familiares, que estão sempre aqui ao lado de vocês, e a equipe do hospital.
O técnico em esporte e lazer do Sesc, Cassiano Somensi, 32, conta que a ideia surgiu de uma iniciativa parecida em Porto Alegre.
— Um dos objetivos do Sesc, não apenas no Dia do Desafio, é cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes e essa visita faz parte da nossa missão. Fazer os outros felizes é ser feliz também porque é gratificante levar alegria às pessoas — afirma o técnico.
O diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, acompanhou a ação:
— Agradeço em nome da nossa equipe por esse dia diferente que proporcionamos aos pacientes, pela alegria e pelos sorrisos que contagiaram o nosso dia.
Fonte: Jornal Pioneiro - Reportagem Aline Ecker
Fotos: Anselmo Cunha