O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul realizou no sábado, dia 11 de maio, das 8 às 18 horas o “Dia F – Dia do Coração Fetal”. Os atendimentos contemplaram centenas de gestantes acima do quinto mês de gestação, muitas vindas de outras cidades.
Uma equipe multiprofissional realizou o atendimento às gestantes e fez o encaminhamento para a realização do ultrassom do coração do feto, realizado por médicos voluntários - especialistas em medicina fetal. Ao todo, participaram voluntariamente uma equipe de 20 profissionais da saúde, entre eles, médicos, médicos-residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e 29 acadêmicos do curso de medicina da UCS.
Entre as gestantes atendidas, Jaqueline Telles, grávida de 36 semanas do segundo filho. A moradora de Flores da Cunha, conta que a oferta do ecocardiograma fetal de forma gratuita é muito positiva, pois dá uma tranquilidade para as gestantes. Jaqueleine diz que aproveitou a ação, já que seu médico havia solicitado o exame, e ela teria que realizar de forma particular.
Para Jucelane Velasque, que espera a primeira filha, e está de 29 semanas, a ação é uma ótima oportunidade. A gestante achou ótima a realização dos exames, mesmo sem complicações na gestação, segundo Jucelane, realizar o ultrassom e ver que está tudo bem com a sua bebê é um grande alívio.
As malformações congênitas e as afecções perinatais são responsáveis por 21% da mortalidade infantil; malformações do coração são as mais frequentes. Sabe-se que um a cada 100 recém-nascidos apresenta alguma malformação no coração e 90% das gestantes não apresentam nenhum fator de risco associado.
O objetivo da campanha é o de identificar alterações, e, nestes casos, possibilitar um acompanhamento adequado às gestantes, pela equipe de cardiologia fetal e gestação de alto risco do Hospital Geral de Caxias do Sul,buscando melhorar os índices de mortalidade infantil.