Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HOSPITAL GERAL REALIZA, GRATUITAMENTE, ECOCARDIOGRAMAS PARA GESTANTES


08/05/2019

O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul realizará no próximo sábado, dia 11 de maio, das 8 às 18 horas o “Dia F – Dia do Coração Fetal”. Os atendimentos serão gratuitos, direcionados para as gestantes a partir de 19 semanas de gestação, e acontecerão por ordem de chegada. Uma equipe multiprofissional fará o atendimento às gestantes e encaminhará para a realização do ultrassom do coração do feto, que será realizado por médicos voluntários, especialistas em medicina fetal. Para o atendimento, a gestante deve apresentar a carteira do SUS e documento de identificação.

As malformações congênitas e as afecções perinatais são responsáveis por 21% da mortalidade infantil; malformações do coração são as mais frequentes. Sabe-se que um a cada 100 recém-nascidos apresenta alguma malformação no coração e 90% das gestantes não apresentam nenhum fator de risco associado.

O objetivo desta campanha é saber se o coração dos fetos examinados é normal. Ao ser identificada alguma alteração, a gestante será acompanhada pela equipe de cardiologia fetal e gestação de alto risco do Hospital Geral de Caxias do Sul para assegurar adequado atendimento com a tentativa de melhorar os índices de mortalidade infantil.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde