Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - HG ESTÁ NA LISTA DOS HOSPITAIS, NO BRASIL, QUE POSSUEM ALTA ADESÃO ÀS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE


15/04/2019

A efetividade das ações de segurança do paciente é imprescindível no contexto da regulação sanitária, a qual representa uma importante dimensão da qualidade, não somente no campo assistencial da saúde, mas também no âmbito do Sistema Nacional de  Vigilância  Sanitária  (SNVS). 

Nesse  sistema,  a  Agência  Nacional  de  Vigilância  Sanitária (Anvisa)  desempenha  o papel  de coordenar nacionalmente o processo de qualificação das ações de vigilância sanitária. Cabe ressaltar que a  Segurança do Paciente envolve  a  avaliação permanente dos riscos em serviços de saúde e requer ações como o uso de protocolos específicos e  estabelecimento  de  barreiras  de  segurança  nos  sistemas  e  gestão  dos  eventos adversos  para  prevenir  e  reduzir  riscos  e  danos  nos  serviços.   Neste sentido, a  organização  das informações sobre segurança do paciente é uma estratégia chave para a qualidade dos serviços de saúde.

Uma das  estratégias  previstas no  Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, documento publicado  em 2015 , da Agência Nacional de  Vigilância  Sanitária  (Anvisa),    é  a Autoavaliação da Adesão às Práticas de Segurança do Paciente, que corrobora com a prevenção de danos ao paciente.

A  avaliação  foi  realizada  pela  Gerência  de  Vigilância  e  Monitoramento  emerviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/ Anvisa em parceria com as Coordenações Estaduais e Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente do país (VISA  –  NSP), entre  abril  a  setembro  de  2018.

O Hospital foi uma das Instituições de Saúde que passou pela avaliação, que considera rigorosos critérios e foi incluído na lista dos Hospitais que possuem Alta Adesão às prática de segurança do paciente.

Foto: Freepik



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde