No dia 28 de março, o Serviço de Atendimento às Vitimas de Violência Sexual do Hospital Geral de Caxias do Sul, receberá em cerimônia em Porto Alegre, a certificação de Serviço de Referência para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, conferido pela Secretaria Estadual da Saúde.
Esse título torna a Instituição referência para a atenção às vítimas de violência sexual, aborto legal e cadeia de custódia no estado do Rio Grande do Sul. O PRAVIVIS do Hospital Geral foi pioneiro na implantação do Serviço de Cadeia de Custódia, que é direcionado a coleta de material genético encontrado nas vítimas de violência sexual, para ser utilizado para na identificação do violentador.
A médica coordenadora do serviço no HG, Sônia Regina Cabral Madi, foi convidada a participar do evento como representante do Hospital Geral e de todos os demais hospitais do estado que também possuem esse serviço.
Em 2016 a equipe do PRAVIVIS, realizou um treinamento em Brasília, para a realização de coleta de material, e desde então a prática da cadeia de custódia tem sido realizada em parceria com o Instituto Médico Legal (IML) do Município.
O PRAVIVIS é um programa multidisciplinar da equipe de saúde que engloba funcionários do Hospital Geral e da Rede de Proteção à Mulher do Município de Caxias do Sul.