Os acordes do Hino Universitário Internacional conduziram, na noite da última sexta-feira, 18 de novembro, os professores e funcionários com 25 e 15 anos de atuação na Universidade de Caxias do Sul, no Hospital Geral, no Centro de Teledifusão Educativa (CETEL), no Centro Tecnológico (CETEC) e os funcionários com 10 anos no Hospital Geral. A solenidade de outorga, no UCS Teatro, reuniu autoridades acadêmicas – entre Pró-Reitores, presidentes da Associação dos Docentes e dos Funcionários – e familiares dos homenageados, com uma apresentação especial do duo de violinos da Orquestra Sinfônica da UCS, com Emerson Aguiar e Rodrigo Maciel, que dedicaram a música “Primavera”, de Vivaldi, aos homenageados.
Professores e funcionários com 15 anos de atuação.
O reitor Evaldo Kuiava entregou aos professores e funcionários da UCS a medalha alusiva ao Jubileu de Prata e ao Mérito Universitário. Aos funcionários do Hospital Geral, coube ao diretor Sandro Junqueira, e aos funcionários do CETEC e CETEL, respectivamente, à diretora Ana Cristina Possapp Cesa e ao diretor Jacob Raul Hoffmann.
A funcionária do Hospital Geral Katiucia Andressa Selva Griboski falou em nome dos funcionários homenageados pelos 10 anos de atuação na instituição de saúde. Ela ressaltou o ambiente harmonioso – e de equipe – existente no hospital, onde todos fazem parte da “família HG”. “Aprendemos valores, competência, profissionalismo no cuidado da saúde do outro e a arte de cuidar de quem nunca se viu na vida. Estamos em uma instituição cada vez mais sólida e sabemos que nada se faz sozinho”, disse.
A solidariedade que há entre professores e funcionários da UCS foi enfatizada pelo professor João Vicente Franco de Godolphim, outorgado com a Medalha do Mérito Universitário, lembrando de um acidente com seu filho. “Somos uma grande família. Nossos colegas – e muitos nem conhecemos pessoalmente – mostram-se solidários com o que nos acontece. Aqui, todos nós temos nossas diferenças, mas temos um propósito em comum, um DNA que transforma nosso trabalho, nossos estudos, nossas pesquisas”.
Homenageados com 25 anos de atuação na UCS.
Coube à funcionária Luciane Bernardi falar em nome dos homenageados com a Medalha Jubileu de Prata. Para ela, “o sentimento é de gratidão. A data é especial, pois são um quarto de século de trabalho dedicado à Universidade. Temos tantas histórias vividas, momentos compartilhados, momentos também difíceis, mas cada um de nós construiu sua história de trabalho aqui para poder participar do crescimento dessa Instituição. Este é o reconhecimento que valoriza nossa contribuição à Universidade e cada um de nós cresceu junto com ela”.
Os 25, 15 ou 10 anos de uma caminhada de escolhas, muitas lutas e muitas conquistas foram destacados pelo reitor Evaldo Kuiava. Citando Confúcio – “Encontre um trabalho que ama e você nunca mais trabalhará um dia sequer em sua vida” – Kuiava comentou que “fazer o que se gosta alivia as dificuldades e os obstáculos que encontramos no dia a dia. Acredito que o mais importante foi cada um ter encontrado o seu caminho, projetar e realizar o seu projeto de vida com a UCS. E cada um conseguiu promover uma caminhada digna de se orgulhar e hoje obter o reconhecimento e a admiração dos familiares, das pessoas que amam e gostam de vocês, dos colegas da Instituição da qual fazem parte”.
Funcionários com 10 anos no Hospital Geral.
O orgulho que cada um sente ao ter contribuído com a construção da instituição também foi ressaltado pelo reitor: “O orgulho de ajudar a Universidade a cumprir a sua missão, o orgulho de quem ajudou essa Universidade que hoje ocupa, segundo o último ranking da Folha de São Paulo, a segunda melhor do Brasil em Inovação e a quinta em Pesquisa. No Rio Grande do Sul, é a segunda melhor Universidade e a quinta do país entre as comunitárias e privadas”.
Em nome da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o reitor agradeceu aos homenageados que fazem da sua profissão um ideal, “mesclando a arte de ensinar com a capacidade de convivência, tornando-se um referencial para os alunos, partilhando suas próprias experiências acumuladas como testemunho de vida. Queremos agradecer pelas contribuições significativas ao longo desses anos à nossa Instituição”.
Fotos: Claudia Velho