Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO TERÁ MAMAÇO


03/08/2016

Esse ano, o tema abordado é “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável” e propõe uma reflexão que vai muito além da saúde e dos benefícios da amamentação para a mãe e bebê. O objetivo é propor uma reflexão sobre como o aleitamento produz benefícios para o planeta.

Segundo a secretária municipal da Saúde Dilma Tessari, o leite materno é o alimento mais preparado e completo para o bebê. “Dentre todas as vantagens eu destaco a composição, extremamente importante para o desenvolvimento intelectual das crianças”.

Em 2000, líderes mundiais e a ONU definiram oito metas com o objetivo de reduzir a pobreza extrema, com prazo até 31 de dezembro de 2015. Após o término do acordo, foram estabelecidos “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. São 17 novos objetivos com temáticas diversificadas como segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades e crescimento econômico inclusivo, para serem alcançados entre o período de 2016-2030.

O aleitamento materno gera impactos positivos para que as nações alcancem as metas estabelecidas. O leite materno é o alimento mais acessível, sem custo, seguro – por não necessitar de fabricação, envase, preparo e transporte – completo e oportuno – já que está disponível no tempo e quantidade certas.

Durante a Semana, diversas atividades estão programadas, entre elas o Mamaço no Shopping Iguatemi, que marcará o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, e será realizado um momento de aleitamento materno coletivo, no sábado (06.08), a partir das 15h, em frente à loja Lacoste.

O objetivo da ação é incentivar e apoiar as mães e bebês para que o aleitamento possa ocorrer em espaços públicos sem que eles sofram constrangimento, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da amamentação, principalmente nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Para transformar o encontro em um momento especial, atividades como jogos educativos sobre o aleitamento materno e apresentação musical estão programadas para recepcionar as mães e os bebês.

Aleitamento garante saúde à mãe e ao bebê

O leite materno é rico em nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança. Por isso, é fundamental que até os seis meses de idade a criança receba apenas o aleitamento da mãe que, além de fortalecer vínculo entre mãe e bebê, auxilia à saúde do recém-nascido.

A imunização é um dos principais benefícios à saúde do bebê durante o aleitamento. O leite materno reforça o sistema imune em desenvolvimento no bebê, oferecendo a “continuidade” de proteção imunológica materna que se inicia ainda no útero da mãe.

O bebê que mama exclusivamente no peito tem menos chances de desenvolver diarreia, alergia e doenças infecciosas, como a infecção urinária e infecções respiratórias. A criança também tem benefícios na mastigação e uma fala mais adequada.

Quando o bebê suga o seio da mãe, ele estimula as estruturas faciais de tal forma que promove o crescimento adequado dos dentes, mandíbula e da língua. A mamadeira não garante a qualidade adequada do desenvolvimento orofacial, pois é por meio do aleitamento materno que o bebê realiza movimentos mais fortes e elaborados.

A posição da boca no mamilo estimula pontos articulatórios necessários para o desenvolvimento dos sons da fala, bem como da musculatura orofacial responsáveis por funções vitais como a respiração, mastigação e deglutição. O aleitamento materno desempenha um papel importante na prevenção de deficit de fala, respiração, mastigação e deglutição que posteriormente irão interferir no desempenho escolar e social dessas crianças.

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 35% das crianças são alimentadas exclusivamente com leite materno até os quatro meses de vida. Já conforme estudo da Unicef, em 2012, apenas 32% das crianças em todo o mundo foram amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida.

O aleitamento materno é uma das formas de auxiliar na diminuição da mortalidade infantil em todo o mundo que, em conjunto com vacinação em dia e cuidados na área de saneamento, têm impacto positivo no desenvolvimento das crianças. Além disso, a amamentação também garante benefícios à saúde das mães, como a diminuição de riscos da mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto.

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde