A equipe da UTI Neonatal do HG está desenvolvendo, entre os bebês recém-nascidos, a técnica de banho de ofurô, também conhecido como banho de balde.
O banho tem propriedades terapêuticas e é capaz de tranquilizar o bebê, que passa por inúmeros procedimentos durante sua permanência na UTI. A técnica é acompanhada por profissionais da equipe de enfermagem e de fisioterapia que receberam capacitação para realizar o banho de forma adequada.
Segundo a Fisioterapeuta do HG, Déborah Florian, o balde onde os bebês são colocados recria o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos recém-nascidos, proporcionando tranquilidade e relaxamento e minimizando o estresse. De acordo com a fisioterapeuta, a técnica ainda favorece o ganho de peso, estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, melhora a resposta imunológica e, quando realizada junto aos pais, estimula o vínculo com o bebê.
Para o procedimento, a água deve estar, no máximo, até os ombros da criança, numa temperatura de 37 graus.
Associada ao banho, também está a técnica de musicoterapia, que auxilia e possibilita melhores resultados, criando um ambiente mais aconchegante para o bebê e para a equipe desenvolver o banho.
Laís Vitória da Silva foi a primeira bebê da UTI a receber a técnica. Laís é prematura de 29 semanas e está na UTI Neonatal do HG há 2 meses.
Outro bebê da UTI que recebeu a Técnica foi Vítor Henrique Silva, que também está na UTI há dois meses. Os pais, Vanessa Bitencourt da Silva e Alexandre Pereira da Silva, que acompanharam a equipe da UTI aplicando a técnica no pequeno Vítor, aprovaram o banho de ofurô e prometeram tentar reproduzir em casa.