Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Dicas - 11 DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER


11 DICAS PARA  PREVENIR O CÂNCER

 

1- Não fume - Para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas.

2 - Alimentação saudável -  Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, entre outros, e pobre em alimentos ultraprocessados, pode prevenir o câncer. 

3 - Mantenha o peso corporal adequado - Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividade física.

4 - Pratique atividades físicas - Você pode caminhar, dançar, subir escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim, correr, fazer ginástica, musculação, entre outras. 

5 - Amamente - A amamentação até os 2 anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
 
6 - Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo.

7 - Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

8 - Vacine contra a hepatite B - O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. 

9 - Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

10 - Evite comer carne processada 

11 - Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. 

Fonte: Inca



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde