Dengue
É uma doença viral, estima-se que ocorram 50 milhões de infecções por dengue anualmente no mundo.
Sintomas: normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupçãoe coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
Chikungunya
É uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia, devido a aparência curvada dos pacientes atendidos na primeira epidemia documentada na cidade.
Sintomas
Os principais sintomas são febre alta, de início rápido, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito.
Zika
O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, e recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, na floresta Zika, em Uganda.
Sintomas: Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito.
Importante!
A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados.
Fonte: Blog da Saúde