O movimento Setembro Amarelo, iniciou em 2014 através de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), com objetivo de conscientizar a importância da vida, os cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio. Esses assuntos são debatidos o ano todo, mas durante o mês de setembro o assunto é intensificado, associando o mês à cor amarela, o que garante mais visibilidade à causa.
Para manter a saúde mental, separamos algumas dicas:
1. Crie uma rotina saudável
Ter uma rotina, reduz o estresse de tomar decisões sobre o que deve ser feito, aumentando o conforto e a sensação de controle sobre a própria vida.
2. Tenha o sono regulado
Dormir bem faz parte de uma rotina saudável e é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. O sono regulado diminui muitos transtornos psicológicos.
3. Pratique atividade física
Exercício físico está diretamente relacionado ao bem estar emocional, pois produz serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Além de benefícios a longo prazo, como a sensação de prazer após realizar a atividade física ajuda a reduzir processos inflamatórios associados à depressão, aumentando a autoconfiança.
4. Cuide da sua alimentação
Reduzir o consumo de alimentos excessivamente gordurosos e ultra processados e de açúcares, pois estão associados ao agravamento de quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos.
5. Cultive relações saudáveis
Reforce laços com amigos confiáveis e afaste-se de relações abusivas.
6. Procure ajuda quando achar necessário
Reconhecer que pedir ajuda é um ato de coragem, faz parte do processo de cura, além de abrir portas para encontrar soluções válidas. Não tenha receio de falar com amigos e familiares ou pedir ajuda profissional.
O Centro de Valorização a Vida (CVV) disponibiliza canais gratuitos para suporte emocional e prevenção do suicídio. Os voluntários são capacitados para atender e manter sigilo sobre os assuntos abordados.
Ligue 188: Disponível em todo território nacional, 24 horas, todos os dias.