Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Dicas - Dia Mundial da Água: confira dicas para economizar


Em 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data tem o objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados à preservação desse recurso.

A vida no planeta é possível graças à presença de água, portanto, cuidar das fontes de água doce é fundamental para a nossa sobrevivência.

O corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água, e necessita dela para a realização de diversas funções vitais como regular a temperatura corporal e também para o transporte e eliminação de substâncias.

Por conta disso, recomenda-se a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia. Isso contribui para que o organismo funcione bem e também gera diversos benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da circulação sanguínea.

Diante da importância da água para a vida e da necessidade cada vez mais urgente de preservar esse recurso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, visando a conscientização sobre o tema.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% da quantidade total esteja disponível para consumo. No entanto, essa quantidade não está igualmente distribuída, o que gera diversos problemas e conflitos em locais onde o recurso é mais escasso.

Outro problema enfrentado na atualidade em relação à água, é que além do recurso ser limitado, está cada vez com mais baixa qualidade em função do aumento da poluição. A crescente ação de poluentes tem tornado a água disponível imprópria para o consumo.

Com base em informações da ONU, muitas pessoas no mundo ainda não possuem acesso à água potável e também não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse é um fato bastante preocupante, pois, além da água ser fundamental para a sobrevivência do organismo, o ato de lavar as mãos com certa frequência pode prevenir inúmeras doenças.

Agora que você já sabe a importância da água para a vida, é hora de mudar alguns pequenos hábitos que poderão economizar esse recurso tão precioso e ajudar o planeta:

 

1. Diminua o tempo do banho

Em uma ducha de 15 minutos, são gastos aproximadamente 240 litros de água. Se o tempo for reduzido para 5 minutos, haverá uma economia de 96 litros por banho. Assim, além de preservar a água, você certamente reduzirá o gasto financeiro no fim do mês.

 

2. Acumule roupas para lavar

Utilize a máquina de lavar na capacidade máxima e, consequentemente, com menos frequência. Lavando mais roupas de cada vez, é possível reduzir drasticamente o consumo de água.

 

3. Não utilize mangueira para lavar carros e calçadas

Prefira sempre varrer a calçada antes e utilizar um balde com água para lavar. O ideal nesses casos é aproveitar a água da chuva, armazenando-a em recipientes e utilizando para lavar objetos e áreas externas, além de ser possível também molhar as plantas posteriormente.

 

4. Feche as torneiras

Ao lavar a louça e escovar os dentes é comum “esquecer” a torneira aberta. Isso gera um enorme desperdício de água que pode facilmente ser evitado. Essa é uma dica simples que pode fazer muita diferença no final das contas.

 

5. Verifique os vazamentos

Por fim, verificar se há vazamentos é uma excelente ideia para evitar desperdícios de água. Apesar de parecerem inofensivos, os pingos de uma torneira mal fechada, quando somados, podem representar um enorme gasto.

 

Economizar água e utilizá-la de forma consciente é um dever de todos. Faça a sua parte e cuide desse recurso tão importante e precioso para a nossa vida!

 



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde