Bioquímica
Imunologia
Hematologia
Coagulação
Urinálise
Parasitologia
Microbiologia
Gasometria
EXAMES COM JEJUM OBRIGATÓRIO
-COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES: 12H (este exame pode ser solicitado sem jejum pelo médico).
-TRIGLICERÍDEOS: 12H.
EXAMES COM JEJUM DESEJÁVEL
-ANTI-HIV: 4H
-ANTI0HBS: 4H
-ANTI-HCV: 4H
-BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES: 3H
-GLICOSE: 8H
-HEMOGRAMA: 3H
-HEPATITE B/HBS AG: 4H
-MAGNÉSIO: 3H
-PSA TOTAL: 4H
-TP E KTTP: 4H
-TOXOPLASMOSE IGG E IGM: 4H
-TSH E T4LIVRE: 4H
-UREIA: 3H
-VDRL: 8H
-VSG: 3H
EXAMES SEM JEJUM
-ÁCIDO ÚRICO
-BETA-HCG
-CÁLCIO
-CÁLCIO IÔNICO
-CPK E CKMB
-CREATININA
-FOSFATASE ALCALINA
-CGT
-POTÁSSIO
-PROTEÍNA C REATIVA
-RESERVA ALCALINA
-SÓDIO
-TGO E TGP
OUTRAS ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
-Água pura (em moderação) pode ser ingerida normalmente.
-Para os exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitamos na mesma requisição, o jejum deve ser 12 horas. Nunca ficar em jejum por mais de 14 horas, depois desse tempo, o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando parâmetros laboratoriais.
-Não é permitido consumir álcool e fumar antes da coleta de exames.
-Para o exame qualitativo de urina, colher a primeira urina da manhã ou no mínimo com duas horas de retenção urinária.
-Quando vier ao laboratório realizar exames, tenha sempre em mãos a requisição médica, documento com foto e cartão do SUS.
-Para retirar exames, é indispensável a apresentação do documento com foto. Para retirada de terceiros, é obrigatório a apresentação do documento do paciente e do retirante.
-Você pode consultar o resultado dos exames no site do Hospital Geral www.hgcs.com.br na aba "Resultado de Exames".