HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL INAUGURA BANCO DE LEITE HUMANO
Espaço garante leite materno seguro para recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
2025-04-01
O Hospital Geral de Caxias do Sul inaugurou nesta terça-feira, 1º de abril, o Banco de Leite Humano, um espaço dedicado à coleta, armazenamento e distribuição de leite materno para bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal. A iniciativa, idealizada pelo Rotary, teve a contribuição de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak, da Rede de Supermercados Andreazza, por meio do Troco Solidário, e da Promed.
O Banco de Leite tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, contribuindo para a recuperação dos recém-nascidos. A estrutura projetada para garantir um ambiente acolhedor e seguro para as doadoras.
O espaço pode receber até quatro doadoras simultaneamente em uma sala climatizada, recebendo doações de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Todo o leite coletado passa por rigorosos exames para garantir segurança e qualidade, podendo ser armazenado por até 15 dias, garantindo sua segurança nutricional.
Com essa nova estrutura, o Hospital Geral de Caxias do Sul reafirma sua missão de oferecer atendimento humanizado e de qualidade para a comunidade, garantindo que o acesso ao leite materno contribua para a vida e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.
Importância da doação de leite materno
Doar leite materno é um verdadeiro ato de amor e solidariedade. Cada gota doada pode fazer a diferença na vida de um recém-nascido, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Toda mulher que amamenta pode ser uma potencial doadora de leite humano. Para doar, é necessário vir até a Recepção Central do Hospital Geral, no horário entre as 7h até às 19h, portando documentos pessoais e a Carteira de Gestante.