Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Banco de Olhos


O Banco de Olhos do Hospital Geral iniciou as suas atividades em setembro de 2002, sendo o quarto Banco de Olhos a ser credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes no Brasil.

Realiza seus procedimentos através do Sistema Único de Saúde - SUS, fornecendo córneas para todos os hospitais credenciados para transplantes na região da Serra e no estado do Rio Grande do Sul.

Formado por uma equipe altamente capacitada, que atua em parceria com outros hospitais, o Banco de Olhos informa e esclarece a comunidade sobre a importância da doação de córneas, no intuito de minimizar o tempo de espera das pessoas que atualmente aguardam por um transplante.

O serviço tem por missão manter íntegra a aparência do doador e garantir que os tecidos oculares a serem utilizados em transplantes ou enxertos sejam coletados, avaliados, processados, transportados e conservados dentro de padrões éticos, técnicos e de qualidade, para fins terapêuticos, de pesquisa ou de ensino.

 

Esclareça suas dúvidas:

1. Como posso ser um doador?

Para ser doador é necessário avisar a família sobre o seu desejo de doar as suas córneas, pois são os seus familiares que autorizam a retirada para a doação.

2. Quem pode ser doador?

Todas as pessoas com idade entre 2 e 80 anos podem ser doadoras, mediante uma avaliação após a constatação do óbito.

3. Quem não pode ser doador?

Quem teve morte por motivos desconhecidos não pode ser doador. As pessoas que contraíram HIV ou vírus da Hepatite B ou C também não podem doar.

4. Qual é o prazo para a doação?

A retirada da córnea pode ser feita até 6 horas após a constatação do óbito.

5. Após a doação, o corpo fica deformado?

Não, as córneas são retiradas segundo técnicas cirúrgicas que não deixam qualquer vestígio.

 

Contato: (54) 3218-7329 / (54) 9966-2086 - plantão 24 horas.

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde