Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Oncologia Adulto e Pediátrica (UNACON)


A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) presta uma assistência integral e sistematizada, oferecendo serviços de Oncologia e Hematologia Adulto e Pediátrico, Cirurgia Oncológica e Radioterapia.

Possui atendimento multiprofissional, que inclui Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Farmácia, entre outros.

A unidade foi inaugurada no dia 9 de maio de 2014, e ocupa uma área de 3.314 m², onde funcionam os consultórios médicos, as salas das equipes multiprofissionais, as salas de aplicação de quimioterápicos (18 poltronas e 2 leitos adultos e 3 poltronas e 1 leito pediátrico) e de radioterapia.

São atendidos, atualmente, 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, abrangendo uma população de mais de 1 milhão de habitantes. A unidade de oncologia ambulatorial e radioterapia presta atendimento a pacientes que recebem suporte para tratamento de radioterapia e consultas e revisões de radioterapia; tratamentos quimioterápicos e procedimentos; consultas e revisões na quimioterapia.

A preocupação em oferecer um atendimento humanizado é um dos principais objetivos do serviço de oncologia, que inaugurou em 2015, a Unidade de Conforto Sintomático, única de toda a região, o objetivo é o de oferecer mais privacidade ao paciente e familiar e um atendimento por profissionais capacitados e especializados, proporcionando maior conforto ao paciente em tratamento paliativo. A unidade fica situada na área de internação oncológica, e conta com dois leitos especialmente equipados para atender as necessidades deste paciente. Outro diferencial importante é a ambientação do quarto, com paisagens de natureza e roupas de cama na cor verde, tudo pensado para proporcionar uma sensação de tranquilidade.

As áreas de Oncologia Pediátrica também foram idealizadas para oferecer uma assistência mais humanizada para os pequenos que procuram os serviços ambulatorias ou de internação. Os ambientes foram decorados com motivos infatis e lúdicos, estimulando a criatividade e possibilitando um ambiente mais confortável e acolhedor para as crianças.

A equipe de oncologia ambulatorial adulto e pediátrica é composta por 36 colaboradores e tem como principais atividades a aplicação de terapia antineoplásica adulta e pediátrica, consultas médicas de revisão e primeiras consultas e acompanhamento da equipe multiprofissional, manutenção de Cateter Totalmente Implantado. O agendamento de quimioterapia é realizado por profissionais especializados.

A oncologia ambulatorial funciona de segunda a quinta das 07h às 17h30 e nas sextas das 07h às 17h. O ambiente é climatizado e o atendimento é humanizado. Todos os tratamentos e consultas são realizados mediante agendamento prévio.

Além disso, conta com atendimento de voluntárias para o Banco de Perucas todas quartas-feiras às 14h, onde pacientes e familiares são acolhidos e podem solicitar o empréstimo de perucas. O serviço de oncologia também disponibiliza carrinhos elétricos para as crianças em tratamento, tornando o atendimento mais descontraído.


 

HISTÓRIA

A construção da UNACON iniciou em novembro de 2012, o projeto da obra foi aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pela Vigilância Sanitária e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por meio do projeto EXPANDE do INCA, que tem como objetivo a ampliação da assistência oncológica no Brasil, em parceria com o Estado e o município de Caxias do Sul.

O Ministério da Saúde destinou recursos para a construção da área física. A obra teve um custo de R$ 5,1 milhões, sendo que o valor de 3,7 milhões foi repassado pelo Ministério da Saúde, e o valor restante, pelo Governo do Estado. Os equipamentos foram doados pelo governo do estado, por meio do Ministério da Saúde.

Com a conclusão da obra foi possível o oferecimento do Serviço de Radioterapia na cidade. O serviço de radioterapia disponibiliza tratamento para vários tipos de tumores benignos e malignos, e também de algumas lesões de pele. Com modernas técnicas, consegue-se fornecer a máxima dose possível ao tumor e, ao mesmo tempo, reduzir a dose que chega aos tecidos sadios.

 

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

O paciente deve apresentar carteira de identidade, CPF, Cartão SUS e Cartão de Agendamento de Consultas para as recepcionistas do serviço.

As consultas, tanto ambulatoriais quanto de retorno após a alta hospitalar, são agendadas com as recepcionistas.

É permitida a presença de um acompanhante por paciente, durante consultas e/ou tratamentos.

Crianças menores de 12 anos estão proibidas de circular pelas áreas de aplicação dos quimioterápicos.

Se não for possível comparecer à consulta ou tratamento, é necessário ligar informando sobre a ausência, com no mínimo 24h de antecedência, pelos telefones (54) 3218-7296 ou (54) 3218-7281.

Atestados e receitas devem ser solicitados com antecedência mínima de uma semana.

A entrega dos medicamentos de uso oral (hormonioterapia) é realizada com horário agendado mensalmente pela equipe de farmacêuticas da oncologia.

O serviço de Oncologia Ambulatorial não dispõe de consultas de Urgência ou Emergência. Em casos de Urgência, deve-se procurar atendimento na Unidade de Urgência e Emergência de seu município ou a UUEM do Hospital Geral, onde o atendimento seguirá os protocolos do serviço: deve-se aguardar atendimento médico, conforme os critérios de urgência e classificação de risco adotados pela UUEM. Após a avaliação do médico da UUEM, se necessário, o médico oncologista do paciente será contatado para a definição da conduta a ser tomada.

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde