A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a Fundação Amigos do Hospital de Bom Jesus assinaram acordo operacional, na terça-feira, 15 de fevereiro, para desenvolvimento de modelo de gestão hospitalar para o Hospital de Bom Jesus, bem como de qualificação de pessoal, a partir do mês de março. A vigência do contrato é de cinco anos. O objetivo é a modernização e a potencialização dos serviços de saúde prestados pela instituição de saúde – a otimização de recursos será um dos enfoques do trabalho.
A iniciativa considera a expertise das mantidas da FUCS, o Hospital Geral de Caxias do Sul, referência em atendimento hospitalar com acreditação nível 3, considerado de Excelência em Gestão pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e a Universidade de Caxias do Sul, no âmbito da qualificação.
O trabalho levará, a partir da atuação direta de um administrador hospitalar e um responsável técnico de enfermagem, lotados no Hospital de Bom Jesus, à equipe da instituição local, os métodos reconhecidos de trabalho e processos para a prestação de um atendimento com qualidade e humanização que é característico do HG, ao município e às cidades vizinhas de São José dos Ausentes e Jaquirana. Ainda, a equipe do Hospital oferecerá o suporte da qualificação técnica.
A parceria tem origem nos relacionamentos estabelecidos durante a captação de recursos para a campanha #TodosPeloGeralparaTodos – em andamento – voltada à ampliação do Complexo Hospitalar. Os contatos com entidades públicas e privadas com foco no projeto oportunizaram a ampliação do conhecimento sobre a atuação da Fundação Universidade de Caxias do Sul e suas mantidas para o desenvolvimento da região.
Estiveram na UCS, na assinatura do acordo, a prefeita de Bom Jesus, Lucila Maggi, e o vice-prefeito Diogo Kramer, a secretária de Saúde, Renata Zamban Paim, a procuradora do Município, Catia Luana Carniel Camargo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Oliveira, os vereadores Sérgio Billieri, Gilnei Santos e Velocino da Silva; o deputado Estadual Carlos Búrigo; e, representando a Fundação Universidade de Caxias do Sul, o presidente José Quadros dos Santos, o diretor executivo e administrativo e financeiro, João Pereira Lima Filho, o procurador-geral, Rui Bresolin, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, e o diretor-geral do Hospital Geral, Sandro Junqueira.
Divulgação: Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul
Foto: Divulgacao FUCS