Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

Notícias - DEPUTADOS VISITAM A ÁREA DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL GERAL


28/11/2019

Nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 17h, como parte das atividades da Comissão do Câncer Infantil e Adolescente no RS, deputados do ALRS farão uma visita ao Hospital Geral de Caxias do Sul/RS. A intenção é coletar elementos para que se entenda melhor o contexto do atendimento em oncologia pediátrica no RS e assim aprimorar o modelo de atendimento. O plano de trabalho prevê a vista a todos os 7 centros de referência em oncologia pediátrica do RS. 

O diretor-geral do HG, Sr. Sandro junqueira, receberá a comitiva junto com a equipe da oncologia pediátrica do HG e, com a coordenadora médica da Unacon Dra. Rita Costamilan, na ocasião eles farão uma apresentação para abordar importantes aspectos do Hospital e do serviço de oncologia pediátrica da Instituição de saúde.

Esta comitiva será integrada pelo deputado Dr. Thiago Duarte e pela deputada Franciane Bayer, que é a relatora da Comissão do Câncer Infantil e Adolescente no RS. Também acompanha a comitiva a diretora técnica do Instituto do Câncer Infantil, Luciane Di Leone. 

“Estamos trabalhando para entender cenário do câncer infantil, os gargalos e por que crianças e adolescentes por vezes não tem o acesso a centros de referência” explica o presidente, deputado Dr. Thiago. São 7 os centros de referência em oncologia pediátrica no RS. Quatro em Porto Alegre: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Conceição, Hospital Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Lucas (PUCRS). Três centros de referência em câncer infantil são no interior do RS: Hospital Geral de Caxias do Sul , Hospital Universitário de Santa Maria e Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo.

“Temos por ano, em dados oficiais, mais de 600 casos novos de câncer infantil. Muitas destas crianças não chegam aos leitos disponíveis em centros de referência o que diminui a sobrevida e aumenta a morbidade” informa Dr. Thiago. Segundo o Instituto do Câncer Infantil as crianças tratadas nos centros de referência tem um resultado positivo no tratamento mais alto, chegando a 70% a sobrevida destes pacientes, para as crianças tratadas fora dos centro de referência a sobrevida cai para 30%. “Precisamos mudar o fluxo dos pacientes, levarmos mais informação ao atendimento básico sobre os primeiros sintomas” concluí Dr. Thiago Duarte.



VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde