Fundação Universidade de Caxias do Sul
Hospital Geral - Caxias do Sul Consulta de Exames

SOS AMAMENTAÇÃO 0800 642 4141


A equipe do S.O.S Amamentação trabalha 24 horas por dia, esclarecendo as dúvidas de toda a comunidade da região. Por meio deste canal, são disponibilizadas orientações e auxílio à amamentação. Qualquer mãe ou familiar, independente de ser paciente do HG ou não, pode usufruir do serviço, por meio do telefones: 0800642-41-41 ou  3218.7200 ramal 7252.

 

MISSÃO DO HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde o aleitamento exclusivo até os seis meses, e continuado, até os dois anos de idade ou mais. Já que o leite materno oferece muitos benefícios à saúde do bebê, e a taxa de doenças que exigem cuidados médicos é mais baixa entre bebês amamentados. O leite materno oferece a melhor nutrição e proporciona um melhor crescimento para a criança.

 

DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO

Passo 1 - Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

Passo 2 - Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para 
implementar esta forma.

Passo 3 - Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

Passo 4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira hora após o nascimento.

Passo 5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separados de seus filhos.

Passo 6 - Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

Passo 7 - Praticar o alojamento conjunto – permitir que as mães e bebês 
permaneçam juntos 24 horas por dia.

Passo 8 - Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

Passo 9 - Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

Passo 10 - Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.

 

 

 

VOLTAR PÁGINA
Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 - Bairro Petrópolis - CEP: 95070-561 - Caxias do Sul - RS - Tel (54) 3218.7200 - Desenvolvido por: Webde